sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A história dos ovos nos doces portugueses

    A tradicional doçaria lusitana conta com muitos doces amarelos. Essa cor de ouro de muitos quitutes portugueses é consequência do frequente uso de gemas de ovos nas receitas. Mas, por quê que os doces portugueses usam tantas gemas de ovos nas suas receitas?
     A maioria desses doces são frutos da doçaria conventual portuguesa, ou seja, foram criados em conventos pelas freiras. Por volta do século XV havia muitos conventos em Portugal, e o país era um dos maiores produtores de ovos do mundo.
    Porém, os ovos nos conventos, antes de serem usados para o preparo de doces tinham outra função. As freiras usavam as claras para engomar seus hábitos. Consequentemente acabavam sobrando muitas gemas. Então, com a chegada e popularização do açúcar proveniente de suas colônias, foi possível inovar nas receitas e finalmente utilizar também as gemas. A partir daí surgiram as mais diversas, deliciosas e hoje tradicionais receitas: ovos moles, fio de ovos, toucinho do céu, e muitas outras.
  Os doces fizeram sucesso, passaram também a ser produzidos fora dos conventos, e foram se consagrando de geração em geração. Hoje fazem sucesso no mundo todo e contam a história de Portugal da forma mais doce possível.


Notícia retirada de: http://restaurantedaterrinha.com.br/a-historia-dos-ovos-nos-doces-portugueses/no dia 2 de Agosto de 2013, às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário